segunda-feira, 21 de maio de 2012

FILMES E LIVROS


O LIVRO

Olá pessoas. tudo azul com bolinhas brancas? No Filmes e Livros dessa semana trago um livro da Suzanne Collins que tem ganhado muita fama aqui no Brasil nos últimos tempos. Sim meus caros camaradas, estou falando do Jogos Vorazes. 
O primeiro de uma trilogia, Jogos vorazes foi publicado  nos Estados Unidos em 14 de setembro de 2008 pela editora Scholastic, e lançado em Portugal e no Brasil, respectivamente, em 20 de outubro de 2009 pela Editorial Presença e 29 de maio de 2010 pela Rocco. 
O livro foi lançado também como audiolivro e livro digital. Teve uma primeira edição de 50 mil exemplares nos Estados Unidos, mais tarde aumentada para 200 mil. Desde o seu lançamento, foi traduzido para 26 idiomas diferentes e teve os seus direitos vendidos para 38 países. Foi recebido de forma geralmente positiva pelos críticos especializados.O livro é narrado em primeira pessoa, pela protagonista Katniss Everdeen, uma garota de dezesseis anos com um espirito guerreiro.
Segundo Suzanne Collins, a ideia para Jogos Vorazes surgiu enquanto ela mudava canais na televisão. Em um canal, a autora observou pessoas competindo em um reality show e em outro viu cenas da Guerra no Iraque. As duas coisas "começaram a se confundir de um modo muito inquietante" e a ideia para o livro foi formada. O mito grego de Teseu serviu de base para a história - a personagem principal Katniss seria como um Teseu futurista - e os gladiadores romanos completaram o quadro. A sensação de perda que Suzanne teve quando o pai prestou serviço militar na Guerra do Vietnã também contribuiu para o desenvolvimento do livro, no qual a protagonista perdeu o pai aos onze anos de idade - cinco anos antes do início da história.  E assim o mundo dos Jogos Vorazes foi se criando na brilhante mente da Suzanne. 


RESENHA 


Em um futuro inquietante, a America do Norte é destruída e da lugar a Panem, uma nação onde o poder para oprimir os pobres ou a coragem para continuar, são as únicas formas de se viver.

Panem é formada por uma poderosa cidade conhecida como Capital e por 13 detritos controlados pela Capital.
O 13º distrito rebelou-se contra a opressão da Capital em um evento que ficou conhecido como Dias Escuros. Mas eles não puderam resistir contra a força da Capital e o 13º distrito foi dizimado. Para que não houvesse mais rebeliões, a Capital criou os Jogos Vorazes. Uma Arena Grega futurística onde um menino e uma menina de cada distrito, que tenha entre 12 e 18 anos, devem lutar até que reste apenas um.
Os Tributos, como são chamados, reúnem-se anualmente no centro de seu distrito para a Colheita dos tributos que competiram por suas vidas. E é no 12º distrito, o mais pobre de todos, que Katniss Everdeen, uma corajosa garota de dezesseis anos vive.
Katniss perdeu o pai quando ainda era uma criança e, desde então, usa seus conhecimentos como cassadora herdados do pai para manter a mãe e a irmã mais nova vivas.

No dia da Colheita, Katniss se vê indo ao encontro de sua possível morte quando se oferece como Tributo no lugar de sua irmã, que por ironia do destino é escolhida como Tributo em seu primeiro ano participando dos jogos.

Junto com Peeta Mellark, seu companheiro de distrito, ela ultrapassa suas proprias espectativas em quanto tenta salvar sua vida e a de seu companheiro para voltar para sua família. 
Mas suas escolhas tem um preço alto, mesmo que ela não faça ideia disso. Que os Jogos Vorazes comecem.


Por: Brenda S. Sousa

O FILME
Depois de ler o livro fui ao cinema para conferir se o filme seria fiel ao livro. Confesso que fiquei um tanto decepcionada com o filme. Muitas informações e detalhes que são significativos para a compreensão da trilogia foram deixados de fora.
O estúdio Lions Gate adquiriu os direitos para uma adaptação cinematográfica do livro, que foi produzida pela Color Force. Dirigido por Gary Ross, o roteiro do filme foi escrito pela própria Suzanne Collins, com ajuda do diretor e revisão de Billy Rae.

 A produção foi iniciada na primavera norte-americana de 2011 e o filme lançado em 22 de março de 2012, com Jennifer Lawrence no papel de Katniss Everdeen, Josh Hutcherson como Peeta e Liam Hemsworth como Gale. Ele arrecadou US$211,8 milhões em bilheterias mundialmente em seu primeiro final de semana e recebeu uma aprovação de 85% dos críticos especializados, segundo o Rotten Tomatoes, que se baseou em 245 resenhas. 


Espero que tenham gostado da indicação. Até a próxima  querubins. Que os ventos do sul não soprem areia 
em seus olhos. 



4 comentários:

  1. Discordo de você, acho que o livro foi super bem adaptado. Assisti ao filme com duas pessoas que não leram os livros e eles entenderam super bem a história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também assisti com duas pessoas que não leram e muita coisa eles não entenderam. Achei a adaptação um tanto vaga.

      Excluir